domingo, 21 de março de 2010

Educomunicação

Conjunto de atividades voltado para o conhecimento do uso dos meios de comunicação numa perspectiva de prática da cidadania. As escolas e também os orgãos da mídia estão se voltando para esta prática de diálogo com a sociedade de uma forma diferenciada. O propósito é efetivar, conhecer, pesquisar e transferir conhecimento de um lado para o outro, pois não haverá melhoria na educação nos próximos anos se o sistema educativo não se preocupar com o universo da comunicação.

Cidadãos capazes de produzir jornais, programas de rádio, fanzines, revistas e outros veículos de comunicação terão mais facilidade de se comunicar e, principalmente, desenvolverão com maior propriedade o senso crítico para lidar com as diferentes informações veiculadas na mídia.

“Educomunicar seria inverter a lógica que restringe o leitor de jornal ou o ouvinte de rádio à mera condição de consumidor (lógica da informação como mercadoria) e construir uma lógica da comunicação como direito, em que cada um tem o direito também de produzir comunicação.”
Ismar de Oliveira Soares - Professor e educomunicador da Universidade de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário