domingo, 21 de março de 2010

CHARLES DARWIN

No estudo A Origem das Especies formula a Teoria da evolução dos seres vivos mediante uma seleção natural que favorece nos indivíduos variações úteis na luta pela existencia: estas variações, transmitem-se, reforçadas, aos descendentes. Charles Darwin formula a doutrina evolucionista, segundo a qual as espécies procedem umas das outras por evolução.Em virtude da seleção natural sobrevivem os indivíduos e as espécies melhor adaptados.

Pela seleção natural, as condições ambientais determinam quanto uma determinada característica ajuda na sobrevivência e na reprodução de um ser vivo. Aqueles com características mais eficientes para se adaptar a seu meio-ambiente geram mais filhos e os outros podem morrer antes de se reproduzirem ou serem menos prolíficos. O conceito de que só os fortes sobrevivem, porém, é um erro comum. Por exemplo, conforme as condições, um animal muito robusto pode demandar mais alimento e ter menos chances do que um outro mais ágil.

Estas idéias revolucionam as concepções biológicas da sua época, mas independente de qualquer polêmica, o evolucionismo darwinista foi a base das ciências biológicas contemporâneas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário