domingo, 21 de março de 2010

Escola de Frankfurt



A Escola de Frankfurt concentrou seu interesse na análise da sociedade de massa, termo que busca caracterizar a sociedade atual, na qual o avanço tecnológico é colocado a serviço da reprodução da lógica capitalista, enfatizando o consumo e a diversão como formas de garantir o apaziguamento e a diluição dos problemas sociais.
Para os pensadores da Escola de Frankfurt a arte possui um tônus revolucionário especial: não pode mudar a sociedade, mas é capaz de transformar a consciência daqueles que modificam o mundo. Isso porque indica um "princípio de realidade" incompatível com a coerção política e psíquica.

Educomunicação

Conjunto de atividades voltado para o conhecimento do uso dos meios de comunicação numa perspectiva de prática da cidadania. As escolas e também os orgãos da mídia estão se voltando para esta prática de diálogo com a sociedade de uma forma diferenciada. O propósito é efetivar, conhecer, pesquisar e transferir conhecimento de um lado para o outro, pois não haverá melhoria na educação nos próximos anos se o sistema educativo não se preocupar com o universo da comunicação.

Cidadãos capazes de produzir jornais, programas de rádio, fanzines, revistas e outros veículos de comunicação terão mais facilidade de se comunicar e, principalmente, desenvolverão com maior propriedade o senso crítico para lidar com as diferentes informações veiculadas na mídia.

“Educomunicar seria inverter a lógica que restringe o leitor de jornal ou o ouvinte de rádio à mera condição de consumidor (lógica da informação como mercadoria) e construir uma lógica da comunicação como direito, em que cada um tem o direito também de produzir comunicação.”
Ismar de Oliveira Soares - Professor e educomunicador da Universidade de São Paulo.

CHARLES DARWIN

No estudo A Origem das Especies formula a Teoria da evolução dos seres vivos mediante uma seleção natural que favorece nos indivíduos variações úteis na luta pela existencia: estas variações, transmitem-se, reforçadas, aos descendentes. Charles Darwin formula a doutrina evolucionista, segundo a qual as espécies procedem umas das outras por evolução.Em virtude da seleção natural sobrevivem os indivíduos e as espécies melhor adaptados.

Pela seleção natural, as condições ambientais determinam quanto uma determinada característica ajuda na sobrevivência e na reprodução de um ser vivo. Aqueles com características mais eficientes para se adaptar a seu meio-ambiente geram mais filhos e os outros podem morrer antes de se reproduzirem ou serem menos prolíficos. O conceito de que só os fortes sobrevivem, porém, é um erro comum. Por exemplo, conforme as condições, um animal muito robusto pode demandar mais alimento e ter menos chances do que um outro mais ágil.

Estas idéias revolucionam as concepções biológicas da sua época, mas independente de qualquer polêmica, o evolucionismo darwinista foi a base das ciências biológicas contemporâneas.